[Guarda] Prémio para aplicação para pessoas com deficiência

16 07 2009

É com todo o gosto que o BTTOnline dá a conhecer o projecto MagicKEye.

O projecto “Magic Eye“, desenvolvido pelo investigador portugues Luis Figueiredo pertencente à Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), conquistou o Prémio Engenheiro Jaime Filipe. O Magick Key é  uma aplicação informática que permite que pessoas possam controlar o rato do computador apenas com os olhos, não exigindo que a cabeça esteja imóvel. Mais do que falar sobre estas aplicações importa ler o que se diz delas na primeira pessoa, ver aqui.


Já em 2006, Luís Figueiredo havia sido distinguido pelo “Magic Key”. É a primeira vez, em oito edições, que o galardão é atribuído uma segunda vez ao mesmo candidato.

Segundo o docente da ESTG, os dois projectos são completamente diferentes.  O “Magic Key” foi desenvolvido para tetraplégicos, que não podem usar as mãos, mas controlam perfeitamente a cabeça. Contudo, o aparecimento de muitos casos em que esta aplicação não podia ser usada inspirou outro produto. Em causa estão dois grupos concretos: as crianças com paralisia cerebral e quem esteja completamente imobilizado, como as vítimas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Uma vez que o peoplware esteve representado na cerimónia de entrega dos premios e assistiu à apresentação de alguns testemunhos aproveitamos para divulgar o discurso do Pedro Monteiro que sensibilizou toda a plateia e alertou a Microsoft.

Boa dia a todos ,.

16-07-2009 17-00-04 O meu nome é Pedro Monteiro e fui diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, faz agora dois anos.

Para os que não sabem tal como eu Também não sabia o que era, a esclerose lateral Amiotrófica, é uma doença que afecta os neurónios motores causando a progressiva atrofia e morte de todos os músculos voluntários do nosso corpo.

Felizmente Que é uma doença rara que atinge apenas, entre uma e duas pessoas por cada cem mil habitantes causando a morte dos afectados, num tempo médio de três a cinco anos.

Embora não seja conhecida a causa nem tratamento ou cura para esta doença, temos a felicidade de ter as nossas capacidades intelectuais intocadas.

O problema é conseguir exteriorizar as nossas capacidades intelectuais! Como a doença nos incapacita a voz, as pernas, os braços e as mãos não temos nenhum meio para comunicar!

Imaginem-se então com uma mente cem por cento activa enclausurada num corpo mudo e imóvel. Deve ser desesperante, não é?

Acreditem que é! A menos que consigam comunicar com os olhos!

Não há nada melhor Que ter olhos mágicos! Que o diga a minha qualidade de vida! Acho que é escusado descrever o que significou para mim voltar a poder comunicar e ainda por cima de forma tão simples e eficaz.. no entanto posso dizer-vos que o mégic ai me permite fazer rigorosamente tudo o que antes fazia com o computador. A única diferença é que escrevo mais lentamente como aliás seria de esperar.

Agora chegou a vez de falar da pessoa que converteu os meus sonhos em realidade. Estou radiante pela oportunidade de estar aqui na qualidade de orador porque em quarenta e quatro anos, acho que nunca tinha visto um prémio ser tão merecido! O engenheiro Luís Figueiredo para além das enormes qualidades técnicas é também um ser humano de excepção e por isso sinto um grande orgulho por ter o privilégio de poder estar aqui hoje, para lhe prestar tão justa homenagem.

Para os que não são utilizadores do mégic ai, Devo dizer-vos que também têm motivos para se sentirem orgulhosos!

Orgulhosos porque é um engenheiro português que projectou e desenvolveu uma ferramenta que tem tanto de notável como de nobre, E que supera em funcionalidade e facilidade de utilização tudo o que tenho visto ser feito, quer na Europa quer nos estados unidos.

Poderão eventualmente pensar que estou a falar com o coração e estar a ser generoso na minha apreciação.

Nada disso! Sou informático de formação e profissão e tive oportunidade de testar alguns dos sistemas considerados de referência.. Não só o mégic ai é melhor como é pelo menos cinco Vezes mais barato que os sistemas importados e ainda por cima é português.

Bom, Com esta publicidade toda espero que tenham vindo preparados para comprar um à saída!

Como de nada vale aos doentes existir uma ferramenta tão extraordinária se ela não lhes estiver acessível, faço aqui o apelo às entidades competentes para que

incluam o mégic ai, na lista homologada de ajudas técnicas e sensibilizem os médicos para Que considerem as ajudas à comunicação uma coisa tão ou mais importante que uma cadeira de rodas.

Não sei se há alguém da Microsoft na audiência, mas Como quem pede pouco, mendiga! Aproveito para continuar a pedinchice! Pois bem, cá vai .o pedido, :, . como sabem o Windows em português vem com uma muito útil voz em, , . inglês,.,.,., .

Apelo por isso à Microsoft para que nos dê uma voz em português que é o que faz sentido. Como estou na onda da pedinchice, Já agora podiam era arranjar uma voz masculina que assim sempre Se Acabava com as piadinhas à minha masculinidade!

E bom, chegou ao fim o tempo da minha intervenção, quero no entanto Ainda pedir-vos uma grande salva de palmas para o nosso engenheiro Luís Figueiredo e para a minha esposa que não se cansa de me acompanhar a todos os eventos a que eu decido comparecer.

A eles uma grande salva de palmas e obrigado pela vossa presença!! ,.,.

Bem hajam!! “

O Prémio Engenheiro Jaime Filipe é atribuído pelo Instituto da Segurança Social e é o mais alto galardão nacional para trabalhos na área de Engenharia da Reabilitação.

Em nome do BTTOnline os nossos Parabens !!!!

Saber mais sobre o projecto aqui: http://www.magickey.ipg.pt/

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: